Authors: Barbosa, Domingos Caldas, 1738-1800
Title: Almanak das musas : nova collecção de poesias. Offerecido ao genio portuguez
Publisher: Lisboa : Officina de Filippe José de França; Officina de Antonio Gomes; Officina de João Antonio da Silva, Impressor de Sua Magestade
Issue Date: 1793
Physical Description: 4 partes em 1; parte 1: 142 p., front.; parte 2: cxlii p., front.; parte 3: 121 p.; parte 4: 153 p.
Description: Com licença da Real Mesa da Comissão Geral, sobre o Exame, e Censura dos livros. Este exemplar contém as 4 partes encadernadas juntas. As partes 1 e 2 possuem frontispício com gravura assinada por "I. Barros Ferr. inv." e "G. F. A. Queiroz Sculp. Lxa".
Abstract: Publicado em três tipografias diferentes em 1793. Contém poesias de Domingos Caldas Barbosa e o poema de Silva Alvarenga: 'Heroida Theseo a Ariadna'. Algumas poesias foram assinadas por Lereno Selinuntino (pseudônimo de Caldas Barbosa); outras não estão assinadas, mas são atribuídas a Caldas Barbosa (cf. Morais, Bibliografia Brasileira do Período Colonial, p. 3-5). Trata-se da segunda ocasião em que Heroida Theseo a Ariadna foi publicada. Assim como na primeira, em 1774, o texto não traz o nome do autor. Nesta composição, Silva Alvarenga faz uma incursão pelo gênero poético heróide, elaborando uma epístola na qual recorre ao instrumental mitológico. Seu tema é o desencanto do herói Teseu diante da perda de sua amada, Ariadna, que o deixa por outro homem. O sentimento de desnorteio da alma de Teseu diante de sua desilusão amorosa com Ariadna, pintado através da figura de um navio sem leme e sem mastro, foi apontado por críticos como uma amostra da presença de Petrarca na composição. Quando o poema veio a lume pela primeira vez, Silva Alvarenga era estudante da Faculdade de Cânones da Universidade de Coimbra.
Geographical Coverage: PORTUGAL
Type: LIVRO
Language: Português
Rights: Domínio público
Keywords: LITERATURA PORTUGUESA
POESIA
Appears in Collections:Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
005465_COMPLETO.pdf31,7 MBAdobe PDFDownload