Autor: Freire, Francisco de Brito, ca. 162?-1692
Título: Nova Lusitania, historia da guerra Brasilica [...]
[...] a purissima alma e saudosa memoria do serenissimo principe Dom Theodosio pincipe de Portugal, e principe do Brasil, por Francisco de Brito Freyre. Decada primeira
Editor: Lisboa: Officina de Joam Galram
Data do documento: 1675
Descrição Física: 460 p.; front.; possui índice
Descrição: Frontispício foi gravado por Bérain. O livro possui dedicatória do autor.
Conteúdo: Publicado com: A Viagem da Armada, que trata sobre sua viagem de 1655 como comandante da frota portuguesa, e o Regimento, de 1656 que contém as regras para o bom funcionamento e a administração da frota no mar.
Resumo: A História da Guerra Brasílica é uma das melhores fontes portuguesas para os acontecimentos ocorridos durante o período holandês no Brasil do século XVII. Foi escrito durante os 6 anos em que o autor esteve no cativeiro devido a desavenças políticas. O texto é construído com base na cronologia dos eventos, nas fontes documentais e nos relatos dos acontecimentos. Ao mesmo tempo, tem características da literatura ficcional quando o autor interpreta e dá voz a seus personagens históricos. O primeiro capítulo trata das conquistas ultramarinas e das glórias de Portugal, mas o Brasil – ou Nova Lusitânia – é o tema central do livro. Nos capítulos subsequentes trata da guerra holandesa na Bahia, das lutas dos holandeses e portugueses, da instalação dos holandeses em Pernambuco e da retirada dos moradores que se recusavam a permanecer sob seu domínio.
Tipo: Livro
Autor Secundário: Bérain, Jean, (il.)
Idioma: Português
Palavras-chave: Período colonial (1500-1822)
Invasões holandesas - 1624-1654
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
007270_COMPLETO.pdf43,22 MBAdobe PDFDownload