Autor: Alencar, José de, 1829-1877
Título: Guarany : romance brasileiro
Título alternativo: [Guarani : romance brasileiro]
Editor: Rio de Janeiro : Empreza Nacional do Diario
Data do documento: 1857
Descrição Física: 170p., 6p.s.n. notas, 1p.s.n., 178p., v, 1p.s.n. errata, 158p., ii, 1p.s.n. errata, 168p., iv, 1p.s.n. errata. : 16 x 10,5 cm
Resumo: Com o subtítulo "romance brasileiro", O Guarani foi primeiro publicado em folhetim e logo depois em volume, custeado pelo autor, no ano de 1857. A propósito do inaudito sucesso da publicação em jornal, escreveu o Visconde de Taunay: "quando a S. Paulo chegava o correio (...) reuniam-se muitos estudantes numa república em que houvesse qualquer feliz assinante do Diário do Rio para ouvir, absortos e sacudidos, de vez em quando por elétrico frêmito, a leitura feita em voz alta por algum deles (...) E o jornal era depois disputado com impaciência e, pelas ruas, se viam agrupamentos em torno dos fumegantes lampiões a iluminação pública de outrora – ainda ouvintes a cercarem, ávidos, qualquer improvisado leitor". Do romance foram feitas, em vida de Alencar, duas outras edições: em 1864 e 1872. Ao texto narrativo Alencar acrescentou notas de caráter histórico e vocabular, com destaque para os nomes e costumes indígenas – prática que ele manteria em obras posteriores e que, em Iracema e Ubirajara, ganharia ainda maior importância na caracterização do ambiente brasileiro em que se desenvolvem os enredos. Sobre esse livro escreveu Alencar: "N’O Guarani o selvagem é um ideal, que o escritor intenta poetizar, despindo-o da crosta grosseira de que o envolveram os cronistas, e arrancando-o ao ridículo que sobre ele projetam os restos embrutecidos da quase extinta raça".
Nota Local: Em P 14 aa há um exemplar incompleto contendo apenas a terceira e quartas partes, sem p. de rosto. DIGITALIZADO em 21 de julho de 2009. Não tem p. de rosto; título e imprenta na capa original.Não tem o nome do autor na capa. Na p.1: nota datada 1 de fev. de 1857 e assinada J. de Al.
Tipo: Livro
Idioma: Português
Direitos: Domínio público
Palavras-chave: Literatura brasileira - Séc. XIX
Romance - Séc. XIX - Brasil
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
001775_COMPLETO.pdf11,58 MBAdobe PDFDownload