Autor: Vieira, Antônio, 1608-1697
Título: Voz sagrada, politica, rhetorica, e metrica ou Supplemento às Vozes Saudosas da eloquencia, do espirito, do zelo, a eminente sabedoria do padre Antonio Vieira Da Companhia de Jesus ...
Editor: Lisboa : Officina de Francisco Luiz Ameno, Impressor da Congregação Cameraria da S. Igreja de Lisboa
Data do documento: 1748
Descrição Física: 247 p.
Conteúdo: Contém os seguintes textos: Prática na festividade da Conceição de N.Senhora; Parecer que mandou ao Rei D. Afonso Vl; Carta I, ao Marquês de Nisa; Carta II, ao Marquês de Nisa, Carta III, ao Marquês de Nisa; Carta IV, ao Conde da Castanheira; Carta V ao mesmo Conde; Carta VI ao Marquês das Minas; Memorial ao Rei D. Pedro II; Dialogus de octo Orationis partibus a P. Antônio Vieira; Sonetos do P. Antônio Vieira em reposta de outro de seu irmão Bernardo Vieira Ravasco; Soneto à despedida dos Índios; Soneto ao Retrato do Rei D.Sebastião; Quatro Décimas aojavali, que a Senhora Princesa D. Isabel matou de um tiro; Três Sonetos ao mesmo Assunto; Descriptio mensis Martii a P. Vieira; In Martii menfem idiilion; Ad Leonardum adhuç puerum, Epigrama; In obitu D.Mariae de Ataide, Epigrama; In multorum Epitaphia, Epigrama; Riso de Demócrito e Lágrimas de Heráclito; Oração recitada na Academia dos Anônimos de Lisboa em memória do dia 6 de fevereiro de 1608, em que nasceu o P. Antônio Vieira, recitada por José Couto Pestana; Relação das exéquias de P. Antônio Vieira que fez celebrar na Igreja de S. Roque; Oração Fúnebre nas Exéquias do P. Antônio Vieira pelo P. Manoel Caetano de Sousa; Crisis sobre un Sermón de un Orador grande entre los mayores que la Soror Juana Ines de la Cruz, llamo Respuestas.
Resumo: Impresso meio século após a morte de Vieira, este volume se pretendia uma continuação das vozes saudosas. Traz poucos sermões, e na verdade, procede a uma recolha de textos variados, desde poemas atribuídos a Vieira até orações acadêmicas setecentistas em sua homenagem. Entre esses variados documentos, destacam-se: os discursos da disputa sobre o que era melhor, chorar com Heráclito ou rir com Demócrito, que se dera na corte romana da rainha Catarina da Suécia; e encerrando o volume, a Crisis de Sor Juana Inês de la Cruz que deu origem à Carta Atenagórica.
Tipo: Livro
Vinculado com: bbm/4578
bbm/4561
bbm/4562
bbm/4559
bbm/4560
bbm/4575
bbm/4576
bbm/4572
bbm/4573
bbm/4577
bbm/4564
bbm/4582
bbm/4581
bbm/4580
bbm/4579
bbm/4584
Idioma: Português
Palavras-chave: Vieira, Antônio, 1608-1697
Igreja Católica - Séc. XVII
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
019525-17_COMPLETO.pdf13,81 MBAdobe PDFDownload